Todos os que conhecem a Umbanda e
os demais cultos afros brasileiros sabem que, antes de qualquer trabalho ser
iniciado, é preciso ir até a tronqueira ou casa de Exu e firmá-lo, para que ele
possa atuar por fora do espaço espiritual do templo, protegendo-o das
investidas de hordas de espíritos “caídos” que estão atuando contra as pessoas
que buscam auxílio espiritual e religioso que possa livrá-las dessas
perseguições terríveis.
Para que um trabalho transcorra
em paz, harmonia e equilíbrio, e para que os guias espirituais possam atuar em
benefício das pessoas e trabalhar os seus problemas, é preciso que a tronqueira
esteja firmada, porque assim, ativada, ela é um portal para o vazio relativo
regido pelo senhor Exu guardião ligado ao Orixá de frente do médium dirigente
do templo. Um Exu guardião é assentado na tronqueira e vários outros são
“firmados” dentro dela, sendo que estes estão ligados a outros senhores Exus
guardiões de reinos e de domínios regidos por outros Orixás.
Um só Exu guardião é assentado, e
todos os outros são só “firmados” na tronqueira, pois, se dois forem assentados
na mesma, a ação de um interferirá na ação do outro. Assentar o Exu e a
Pombajira guardiã no mesmo cômodo ou “casa de esquerda” é aceitável, porque o
campo de ação dele se abre no “lado de fora” e o campo dela abre-se para dentro
do “lado de dentro” do templo, criando polarização com o campo do Exu guardião.
. O campo do Exu guardião é o vazio relativo que se abre no lado de fora do
espaço espiritual interno do templo.
O campo da Pombajira guardiã é o
“abismo” que se abre para “dentro”, a partir do espaço espiritual interno do
templo. . Um se abre para fora, repetindo o mistério das realidades, e o outro
se abre para dentro, repetindo o mistério das dimensões. . Exu retira do “espaço
infinito” tudo e todos que estiverem gerando desequilíbrio ou causando
desarmonia. . Pombajira recolhe ao âmago do espaço in¬finito tudo e todos que o
estiverem desarmonizando. São duas formas parecidas de atuação, mas Exu retira,
e Pombajira interioriza.
Exu e Pombajira são
indispensáveis aos trabalhos espirituais, porque junto com os consulentes vêm
todas as suas cargas energéticas e vibratórias negativas; suas cargas
espirituais e elementais, que sobrecarregam o espaço espiritual interno, devem
ter essas duas “válvulas” de escape funcionando em perfeita sintonia e
sincronizadas com todo o trabalho que está sendo realizado pelos guias
espirituais.
Se essas “válvulas” estiverem
funcionando bem, o trabalho realizado não sobrecarregará os guias espirituais
que trabalharam pelas pessoas. Porém se não funcionarem corretamente, eles
terão que recolher todas as sobrecargas e irem descarregando-as lentamente nos
pontos de forças da natureza, mas à custa de muitos esforços.
Portanto, com isso entendido,
esperamos que os umbandistas entendam o porquê de terem que firmar seu Exu e
sua Pombajira antes de abrirem seus trabalhos espirituais. Exu e Pombajira
geram muitos fatores e executam muitas funções na Criação e, em algumas dessas
funções, formam linhas de trabalhos espirituais.
Só pelas suas funções aqui já
descritas, tornam-se indispensáveis à paz, à harmonia e ao equilíbrio dos
trabalhos espirituais realizados pelos médiuns umbandistas, tanto os realizados
dentro dos centros quanto os realizados fora dele. E mesmo as entidades
negativas que tiverem de ser transportadas para que recolham suas projeções
negativas virão de forma ordenada e equilibrada, não causando nenhum problema
durante o trabalho.
O ato de “firmar” a esquerda é
indispensável para que bons trabalhos sempre sejam realizados, tanto em
benefício próprio quanto dos nossos semelhantes.
Todos os assentamentos de Exu
possuem elementos ligados às suas atividades. São confeccionados de diversas
formas. Podem possuir: metais, como ouro, prata, cobre, zinco, ferro, níquel e
estanho; tridentes, lanças, moedas, búzios.
Mas,
como em um trabalho espiritual vêm pessoas com poderosas cargas negativas, é
preciso que exista no plano material pontos de descarga que possam absorvê-las
e enviá-las de volta às faixas vibratórias negativas. Esta é uma das muitas
funções de um assentamento de força e de poderes.
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