PIPOCA
E SEUS SIGNIFICADOS NA UMBANDA
A pipoca na Umbanda, porque ela é usada nos
trabalhos?
A transformação do milho duro em pipoca macia é
símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles
venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve
ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho de pipoca somos nós: duros,
quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do
fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca,
para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem
quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a
vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não
percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de
repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca
imaginamos. Dor. Pode ser o fogo de fora: perder um amor, perder um filho,
ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser o fogo de dentro: pânico,
medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo.
Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande
transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro
ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro
de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino
diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca
havia sonhado.Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas
pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que
não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A sua presunção e o medo são a dura casca que
não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se
transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.
Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo
da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.E
você, o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?
RESUMINDO: É um pedido à Obaluaê. Ao estourar a
pipoca simbolizamos a força transformadora de Omolu/Obaluaê. O poder de mudar
de transformar algo que não tem serventia em algo que encanta. Não é por acaso
que a pipoca é um dos pratos ofertados a este Orixá.
A pipoca nessa caso é
utilizada para pedir a mudança, a transformação.
Diz a lenda yorubá que
a pipoca representa as feridas de Obaluaê, um orixá que vive coberto de palhas,
para esconder suas cicatrizes e feridas. Muitos vão procurá-lo para pedir que
leve embora as doenças. Não podemos pedir saúde à Obaluaê, pois é uma coisa que
ele não tem para doar. Mas podemos pedir sempre para que leve embora os males
físicos, e nesse caso, o banho de pipoca simboliza a lavagem dos males de nosso
corpo.
Existem vários trabalhos
que podem ser feitos com pipoca. O fato de estourar a pipoca e jogar pela casa
não vai ter serventia nenhuma se não for feita uma mentalização de que a
transformação naquele ambiente irá ocorrer... Os católicos rezam e rezam
milhares de terços no automático, acreditando que cumprindo essa obrigação as
coisas vão acontecer. Não é bem assim; é necessário ter fé e acreditar. Se for
pra fazer por pura simpatia, melhor deixar pra lá.
Muito axé!
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