O
Orixá de uma pessoa deve ser confirmado em um Jogo realizado por um Zelador (a)
competente. Entretanto, muitos definem o Orixá de uma pessoa, apenas observando
as características da pessoa.
O
primeiro Orixá do Ori da pessoa é o responsável por imprimir características no
seu corpo e em seu comportamento. É como se a pessoa captasse o DNA do Orixá.
Assim, todos os filhos daquele Orixá terão essas mesmas características.
No
caso de uma Iniciação, o primeiro Orixá é quem deve ser fundamentado. Sem esse
Orixá, a pessoa estará impedida de viver o ciclo de existência escolhido pelo
seu Ori, antes de vir para este mundo.
As
principais características, que muitos se baseiam para definir o Orixá de uma
pessoa, são:
Bará
Características
Positivas:
São
comerciantes hábeis e espertos, profissionalmente sempre chegam ao seu
objetivo, mesmo que para isto tenham que se empenhar de corpo e alma para
conseguirem seus intentos. Fortes, capazes, românticos, felizes,
participativos, francos, espertos, inquietos, saudáveis, sinceros, astutos,
atentos, rápidos, despachados e sagazes.
Características
Negativas:
Severos
e exigentes ao extremo, caprichosos, extremamente vaidosos e ambiciosos. Brigões,
debochados, brincalhões, sempre esperam uma recompensa por aquilo que fizeram.
Tem caráter dúbio, sendo gentil e maldoso ao mesmo tempo.
Ogum
Características
Positivas:
Valentes,
destemidos, buscam novos objetivos. São pessoas perspicazes, objetivas e corajosas.
Amantes fiéis e constantes, dedicados à família. Geralmente bonitos, talentosos
e inteligentes.
Características
Negativas:
Gananciosos,
atrevidos. Usam a falsidade como tática de guerra, temperamentais e impiedosos.
Iansã
Características
Positivas:
Pessoas
prestativas e trabalhadeiras, comunicativas, sensíveis e reservadas, ao mesmo
tempo falantes e amigas. Perseverantes, otimistas, despachadas, categóricas,
sabem o que querem. São dotadas de muita imaginação, decisões rápidas e
audaciosas.Charmosas e atraentes.
Características
Negativas:
São
vingativas, difíceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas,
mentirosas e gostam de intrigas. Extremamente agitadas e confusas.
Xango
Características
Positivas:
Personalidade
forte, fala segura, atraentes, falantes, de gargalhada farta. Amantes
fervorosos e insaciáveis, alegres, mas de grande responsabilidade e astúcia.
São grandes articuladores, fadados ao sucesso. Não são de muito movimento, mas
chamam muita atenção pela sua vaidade.
Características
Negativas:
Exigentes,
são vingativos e não perdoam uma falha. Acham que só eles mesmo são capazes de
realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais não
sabem guardar segredos.
Odé
Otim
Características
Positivas:
São
pessoas espertas e com iniciativa, nasceram para a liberdade, inteligentes,
meigos, exigentes, cultos e sensíveis de temperamento infantil, brincalhão,
participante e alegre. Amantes irresponsáveis amam sobre tudo a natureza e a
liberdade. Tem grande sensibilidade artística, são extremamente organizados,
podem ser grandes amigos e estão sempre prontos para tudo.
Características
Negativas:
Ciumentos,
possessivos e inseguros. Narcisistas, egoístas, vaidosos a ponto de acharem que
são os melhores em tudo. Temperamentais, quando estão com raiva podem até ficar
perigosos. Aborrecem-se fácil e por qualquer motivo.
Ossanha
Características
Positivas:
Reservados,
estudiosos, sinceros e obedientes, dono de grande poder de persuasão, os
regidos por este Orixá, são sensitivos, equilibrados e não confiam facilmente
nos outros a fim de preservar seus segredos, pois são extremamente misteriosos
e não são influenciáveis. Cientistas natos adoram criar e descobrir coisas
novas.
Características
Negativas:
São
feiticeiros, são traiçoeiros, misteriosos, capazes de qualquer maldade para ter
aquilo que querem. Não fazem muitos amigos, nem suas amizades são duradouras,
são volúveis e raramente bem sucedidos no amor.
Obá
Características
Positivas:
Seus
filhos são pessoas justas, honestas, equilibradas, fiéis, educadas e
competentes. São grandes conselheiros e de grande sobriedade.
Características
Negativas:
Gostam
de intrigas e de uma boa briga. Ciumentas, invejosas, são sempre muito
interesseiras e reclamam demais.
Xapanã
Características
Positivas:
Pensativos,
prestativos, sinceros, honestos, desinibidos, sóbrios, equilibrados, decididos
e falantes.
Características
Negativas:
Rabugentos,
ranzinzas, são do tipo nervosos e ansiosos, vingativos, jamais esquecem uma
ofensa.
Oxum
Características
Positivas:
Pensativos,
elegantes, charmosos, atenciosos, trabalhadores, espertos e tem um doce no
olhar. São vaidosos, afetivos e carismáticos. Como profissionais, as pessoas
regidas por Oxum são sensatas e dedicadas. Amam com sinceridade e dedicação.
Conhecem o feitiço e fazem bom uso dele. Quando fixam um objetivo não medem
sacrifício para conseguir atingir sua meta.
Características
Negativas:
Chantagistas,
choram para ter a piedade dos outros, dramáticos, são matreiros, debochados,
possessivos, exigentes, ciumentos, autoritários. Gostam de palpitar sobre os
problemas alheios, adoram criticar.
Iemanjá
Características
Positivas:
Seus
filhos são dotados de franqueza, alegria, desconfiança, sabedoria e
competência. Decididos, honestos e corretos. Inteligentes, criativos. São
pessoas que gostam do trabalho e dedicam-se inteiramente à família
Características
Negativas:
Demasiadamente
exigentes, quando com raiva, destroem uma pessoa com um simples olhar. Quando
ofendidas perdoam, mas jamais esquecem. Cruéis e egoístas, são do tipo donos da
verdade. Dramáticos e fatalistas, se irritam facilmente.
Oxalá
Características
Positivas:
Participativos
e criativos. Vaidosos, bonitos e elegantes. Trabalhadores e com muita força de
vontade.
Características
Negativas:
Usam
a falsidade como defesa, apressados, sarcásticos, mentirosos, fúteis,
hipocondríacos, gostam de intrigas e fofocas. São lentos, meticulosos,
reacionários e exclusivistas.
É
importante saber que nada disso é 100% certo; porque nem todos os trapaceiros
são filhos de Bara... ...nem todas as mulheres de conduta fácil são filhas de
Oxun. Assim como, nem todas que gostam de comer doces, são filhas de Oxun...
nem todos os filhos de Yemanja, gostam de peixe... … nem todos os filhos de
Xango são mulherengos, e nem todas as filhas de Xango são prepotentes... … nem
todos que tem feridas ou são provenientes de doenças são filhos de
Xapanã/Obaluwaiye... … nem todos os comerciantes são filhos de Oba, … Então,
uma conduta, um aspecto, um feito, nunca confirmará o Orixá de uma pessoa.
Observando
muitos casos, em que a pessoa “adora” um Orixá, e não aceita ser filha (o) de
um Orixá que não seja aquele que ela adora. Mesmo que ele não seja o primeiro
Orixá do seu Ori, a pessoa não aceita isso.
Quando
um Zelador diz que ela não é filha daquele Orixá, ela vai procurar outro
Zelador, e outro, e outro, até encontrar um que diga que ela é filha do Orixá
que ela adora. Gostar de um Orixá, não quer dizer que será bom ser Iniciada
para ele. A pessoa deve ser Iniciada para o Orixá do seu Ori. Esse sim é
fundamental para trazer equilíbrio, e possibilitar que a pessoa viva o seu
ciclo de vida, escolhido pelo seu Ori no Orun.
Outro
fato interessante, são filhos de um Orixá se vangloriando e menosprezando
filhos de outros Orixás. Alguns acreditam ser o Orixá em pessoa. Essa situação,
em muitos casos, deu margem a discriminação com os filhos de certos Orixás.
Discriminação essa, que é irracional e absurda. A maioria das pessoas que agem
dessa forma, foram influenciadas pelo que ouviram durante muito tempo. Sem
saber que é um erro grave desrespeitar um Orixá, pois todos os Orixás representam
um poder, e devem ter o respeito e a admiração de todos os adeptos do
Candomblé.
Tendo
em conta, que ninguém é melhor do que ninguém, por ser filho de um Orixá ou
outro. Diante dos olhos de Olodumare e dos Orixás, todos somos iguais. E,
ainda, a intimidação que alguns fazem, colocando seus Orixá na frente como um
castigador, é falsa.
Todos
temos um Orixá. Na terra não ha justiça divina, somente no Orun. E nenhum Orixá
defenderá seu filho, que está quebrando as regras de Olodumare, para como o
outro.
O
comportamento de um indivíduo é dado pelo seu Ori, desde seu nascimento. E pela
sua capacidade de vencer os obstáculos, criados pelo seu próprio Exu, que
durante todo o tempo de sua vida, trabalhará para que se desvie de seu destino,
servindo desta forma, como um professor, que lhe obriga a fazer mudanças
necessárias, para se manter alinhado com seu destino, com o motivo de sua vinda
a terra.
Seguir
as indicações do Orixá, respeitar as interdições, são fundamentais para seguir
vencendo, corrigindo erros, e superando os obstáculos colocados pelo seu
próprio Exu, seu professor. Alinhar-se ao destino para conseguir a positividade
e a iluminação.
Um
Orixá é uma energia pura, muito poderosa, e cada um dos Orixás comanda um
elemento.
Devemos saber que Oxun
não esteve com tantos homens, nem Ogun guerreou com Xangô, nem Xangô se
enforcou, nem nada disso... Essas são fábulas para compreensão das escrituras.
As quais, por interpretação, conduzem um Zelador a identificar o problema e sua
solução.
Quando
alguém se comporta mal, é porque está vivendo a fase negativa do seu Odu (
destino ). E quando bem, está alinhado e vivendo a parte positiva do seu
destino.
Quanto
ao comportamento dos filhos de Orixás, nem tudo é 100% ajustável. São apenas
generalidades. Há filhos de um orixá, que apresentam comportamento de outro ou
outros. O que é errado para um Orixá, pode não ser errado para outro.
Entretanto, existem atitudes específicas, que são consideradas atitudes de um
filho (a) de um determinado Orixá.
As
principais são:
*
Os filhos de Bara não gostam de lugares fechados, em
geral, gostam de ter trabalhos em que possam se movimentar livremente, sem
controle excesivo. Aparentam sempre serem mais jovens do que a idade que têm, possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas
inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas,
intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro,
gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase
sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade
e não aceitam serem vencidas. Por isso, para ter-se um amigo ou filho de Bará é
preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.
*Os
filhos de Ogum são dedicados ao trabalho, aos filhos,
e a casa. O álcool é o veneno dos filhos de Ogum. Pois por isto, podem perder
tudo. São um pouco menos voláteis, que os filhos de Xangô. Porém, sempre têm
reservas, uma vez que lhe tenham feito algum mal. Gostam dos instrumentos de
trabalho de metal, Têm o dom para a mecânica, manuseio de equipamentos, e meios
de transporte, são pessoas violentas, briguentas e
impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. São pessoas
que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente.
Pessoas que nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado
o combate e perdido toda esperança. Possuem humor mutável, passando de furiosos
acessos de raiva aos mais tranquilos comportamentos, e devido a sua sinceridade
e franqueza, tornam-se pessoas difíceis de serem odiadas.
* Os filhos de Iansã, suas mentes são como
redemoinhos. Têm uma energia invejável. Caprichosas. Inconformadas. Tendem a
não manter o homem ao seu lado, sendo preciso obrigações para isso. Um dia
estão bem, outro mal. Mudam de caráter rapidamente. São muito nobres. Um fato
curioso, é que seu rosto muda de aparência de acordo com o tempo.Tendem a ser
muito espiritualistas, embora fujam desse dom natural de ser assistidas pelos
espíritos, são audaciosos, poderosos e autoritários.
Podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que em
outros momentos, quando contrariados em seus projetos e empreendimentos,
deixam-se levar a manifestações de mais extrema cólera. Pessoas cujo
temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas
extraconjugais múltiplas e frequentes, sem reserva nem decência. Os filhos de
Iansã também são audaciosos, intrigantes, autoritários, vaidosos, pessoas
sensuais e volúveis.
*
Os filhos de Xangô são exagerados em tudo, pura
demonstração de força. Hábeis em mentir. São voláteis, mas a raiva passa
rapidamente, e perdoam com facilidade. Não têm amor ao dinheiro, mas morrem sem
que o dinheiro lhes falte. Gostam do fogo e do vermelho. São pessoas voluntariosas e enérgicas, altivas e conscientes
de sua importância real ou suposta. Pessoas que podem ser grandes senhores,
corteses, mas que não toleram a menor contradição, e nesses casos, deixam-se
possuir por crises de cólera violentas e incontroláveis. São pessoas sensíveis
ao charme do sexo oposto e que se conduzem com tato e encanto em reuniões
sociais, mas que podem perder o controle e ultrapassar os limites da decência.
Enfim, os filhos de Xangô são pessoas que possuem um elevado sentido da sua
própria dignidade e das suas obrigações, o que as leva a se comportarem com um
misto de severidade e benevolência, segundo o humor do momento, mas sabendo
guardar um profundo e constante sentimento de justiça.
*
Os filhos de Odé Otim são pessoas
rápidas, espertas, sempre alerta e em movimento. São cheios de iniciativa e
sempre em via de novas descobertas ou de novas atividades. Tem o senso da
responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras
e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios
de existência em detrimento, algumas vezes de uma vida doméstica harmoniosa e
calma.
* Os filhos de Ossanha são
pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções.
Pessoas que não deixam suas simpatias e antipatias intervirem nas suas decisões
ou influenciarem suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos. São pessoas cuja
extraordinária reserva de energia criadora e resistência passiva ajuda-os a
atingir os objetivos que fixaram. Não tem uma concepção estreita e um sentido
convencional da moral e da justiça. Enfim, pessoas cujos julgamentos sobre os
homens e as coisas são menos fundados sobre as noções de bem e de mal do que
sobre as de eficiência.
*
Os filhos de Obá, no caso de homens, são assíduos
negociantes. As mulheres são fiéis e sofridas. Por vezes, a sua própria
natureza variável, as faz ficar sozinhas. Como as filhas de Oxun, também gostam
do luxo. Devem ter cuidado para não se tornarem “fáceis”, por influência de
outras pessoas. Também devem ter cuidado com estados depressivos, devido ao
rigor moral que impõem a si mesmas. Os filhos de Obá
são valorosos e incompreendidos. Suas atitudes militantes e agressivas são
consequências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas. Os seus
insucessos devem-se, frequentemente, a um ciúme um tano mórbido. Entretanto,
encontram geralmente compreensão para as frustrações sofridas em sucessos
materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens
tornam-se garantias de sucesso.
*
Os filhos de Xapanã/Obaluwaiye são muito enigmáticos, muito amigos em dar um
remédio. Preocupam-se com os demais e são caridosos. Apresentando as vezes um
caráter difícil. São muito voláteis ( mudam o ponto de vista com muita
facilidade ). Gostam de trocar de lugar. Não esquecem facilmente as ofensas, são pessoas com tendência masoquista, que gostam de exibir
seus sofrimentos e as tristezas das quais tiram uma satisfação íntima. Pessoas
que são incapazes de se sentirem satisfeitas quando a vida lhes corre
tranquila. Podem atingir situações materiais invejáveis e rejeitar, um belo
dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos imaginários. Pessoas
que em certos casos sentem-se capazes de se consagrar ao bem-estar dos outros,
fazendo completa abstração de seus próprios interesses e necessidades vitais.
*
Os filhos de Oxum são viciados em se vestir bem, nas jóias,
no espelho. No caso de mulheres, geralmente, são muito sensuais. Sensualidade,
muitas vezes confundida, com comportamento livre, que pode ser típico de
filha(s) de qualquer Orixá. No entanto, geralmente são fiéis e muito sensíveis.
Tendem a não ser curiosas, nem muito assíduas, nem fanáticas na religião. São
como o rio, que segue em frente e não volta, são
graciosos e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.
São símbolos de charme e beleza. São pessoas voluptuosas e sensuais, porém mais
reservadas que Iansã. Evitam chocar a opinião pública, à qual dão grande
importância. Sob sua aparência graciosa e sedutora escondem uma vontade muito
forte e um grande desejo de ascensão social.
*
Os filhos de Iemanjá sofrem muito com o sexo oposto e com os
filhos. Yemoja é como sua água, para traz e para frente. Muita indecisão. São
as mais fanáticas no espiritismo, e mais dadas a discussões a respeito da
religião, Assim como, as mais curiosas no aprendizado de Orixás, são pessoas voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras,
altivas e, algumas vezes impetuosas e arrogantes; tem o sentido da hierarquia,
faze-se respeitar e são justas, mas formais; poem à prova as amizades que lhes
são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a
esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem
possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das jóias caras. Tem tendencia à
vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem tanto.
*
Os filhos de Oxala, são governantes, muito inteligentes e
calculistas. Geralmente, são os extremistas de um grupo. Suas características
de comportamento, vão de um extremo ao outro. Apresentam cabelos brancos,
quando ainda jovens. Frequentemente alcançam postos importantes. Os filhos de Oxalá são pessoas calmas e dignas de
confiança; são pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade
inquebrável que nada pode influenciar. Em nenhuma circunstância modificam seus
planos e seus projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias, racionais que
as alertam para as possíveis consequências desagradáveis de seus atos. No
entanto, sabem aceitar sem reclamar, os resultados amargos daí decorrentes.
Todos
esses aspectos podem mudar para seus opostos, de acordo com a fase que apessoa
está vivendo do seu Odu: positiva ou negativa, como dito anteriormente.
É
o Odu que rege a pessoa de forma particular, e que reflete a maioria das
atitudes dessa pessoa. No entanto, é preciso saber, que assim como um Orixá não
define comportamentos específicos em uma pessoa, tão pouco o Odu fará isso.
Pois
como dito, isto será definido por vários fatores, … sendo alguns deles: o Odu
da pessoa, o seu Ori, a capacidade de analisar, obediência as interdições,
educação social, raciocínio, sacrifícios e obrigações que a pessoa tenha
feito...
Não
existe ninguém igual a ninguém.
Ter
um Orixá assentado, não significa ser melhor ou mais poderoso, de quem não tem.
Os
Orixás são encarregados de proteger e guiar a cada um de seus filhos
descendentes, inclusive os que não têm assentamentos e não foram Iniciados.
A
saber, a maioria dos casos em que é preciso assentar um Orixá ou se Iniciar,
são devidos a um Ori desalinhado com seu destino.
Ori
e destino devem estar alinhados.
Muitos,
depois de fazer Orixá e, que não seguem as indicações de seu Odu, continuarão
desalinhados.
A
maioria dos Zeladores não possuem um conhecimento profundo dos Odus de Ifás,
sendo esse um ponto vulnerável das nações africanas e candomblé. Entretanto,
muitos Zeladores, mesmo sem esse conhecimento, conseguem com muita competência,
Iniciar e alinhar o Ori de uma pessoa com seu destino. Mas não devemos fechar
os olhos para os tantos erros que acontecem, envolvendo obrigações e rituais de
Orixás. São várias as causas que originam esses erros.
Um
Babalorixá ou Yalorixá tem grande responsabilidade. Deve ter estrada, tempo, as
obrigações arriadas, estar com Orixá certo, firme, e bem fundamentado no seu
Ori. Respeitar as interdições, se esforçar para evoluir e adquirir cada vez
mais conhecimento e competência.
Concluindo,
para estar alinhado com seu destino, nem sempre é preciso se iniciar. Pois se
fosse assim, o que diríamos daqueles que alcançam equilíbrio e sucesso, sem nem
mesmo acreditar em Orixás.
Ha
quem precisa de Iniciação, assim como ha quem não precisa. Ha aqueles que se
Iniciaram e tiveram melhoras significativas em suas vidas. Como ha aqueles que
se iniciaram e continuaram na mesma ou pior. As pessoas que alcançam facilmente
o êxito, se deve ao fato de terem realizado muitos ebós, antes de virem para a
terra.
Quem
faz mais ebó, quem faz mais sacrifícios de conduta de acordo com seu Ori,
aqueles que escutam mais a voz de seus ancestrais, são definitivamente aqueles
que poderão trazer mudanças e melhorias para suas vidas e atingir tudo aquilo
que lhe foi estimado antes de vir para este mundo.
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