segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O QUE SIGNIFICA OS RABISCOS NO PAPEL?

O QUE SIGNIFICA OS RABISCOS NO PAPEL ?

Os diferentes desenhos que fazemos inconscientemente enquanto falamos ao telefone ou durante uma reunião dizem muito sobre nossas crenças.
Nesse momento, a consciência perde controle sobre o comportamento e as mãos passam a ser guiadas pelo subconsciente, que guarda segredos sobre os verdadeiros motivos de nosso comportamento.
- Figuras antropoformes (de pessoas)
Se são pessoas pequenas, o mais provável é que você se sinta indefeso ou queira abrir mão de algumas de suas responsabilidades. Quando você desenha uma pessoa no esquema palitos-bolinhas, significa que seu estado de ânimo não é estável e que você quer se isolar, sem que ninguém te incomode.
- Assinatura
Desenhar a assinatura é típico de gente soberba e egocêntrica. Quando você assina muitas vezes sem pensar durante uma conversa, o mais provável é que esteja concentrado em si mesmo.
- Quadrados, diamantes e outras figuras geométricas
Você tem metas e convicções bem definidas e quase nunca guarda suas opiniões só para si mesmo. Você é teimoso e insistente. É muito provável que seja cuidadoso e prudente. Mas calma lá. Você não precisa ser tão rígido em diferentes situações. Um pouco de jogo de cintura não faz mal a ninguém.
- Círculos
As figuras circulares unidas uma à outra ou inseridas uma na outra significam que você busca agir em grupo e se associar a outras pessoas. «Me sinto só e tenho a impressão de estar fora do mundo exterior, onde estão todos» — é isso que diz esse tipo de rabisco. Quando desenhamos círculos numa folha, inconscientemente mostramos que precisamos de calor e amizade.
- Animais
Suas emoções podem ter muito a ver com os animais que você tenha desenhado enquanto falava ao telefone com um fornecedor, com seu chefe ou com a namorada. Um tigre ou um lobo mostram agressividade. Raposas significam que você está pensando em usar algum truque. Esquilos remetem à necessidade de proteção. Leão (adivinhem...) remete a um sentimento de superioridade. Agora, se você desenha sempre o mesmo animal, provavelmente está se comparando consigo, mesmo.
- Espirais, linhas curvas, figuras circulares
Os problemas alheios não o preocupam. É posspivel que esteja passando por alguma crise emocional e anda dando voltas nas mesmas preocupações. Fique atendo a seu comportamento para não explodir com outras pessoas — principalmente se essa pessoa for seu chefe.
- Flechas
Simbolizam um vetor, um rumo para onde você dirige sua vida. Se a flecha vai para cima, sua vida está orientada para os outros. Se vai para baixo, está orientada para você mesmo. À esquerda, significa que seu foco é no passado e à direita, seu pensamento está voltado para o futuro.
- Estrelas
Você quer ser o centro das atenções, aparecer. Melhor que passar despercebido. Mas, se sua estrela tem muitos raios ou se esses raios não tocam o corpo principal, isso pode evidenciar depressão ou preocupações ligadas à melancolia.
- Flores, sol e nuvens
Flores alegre e um solzinho feliz mostram que você está satisfeito com o que estão dizendo na reunião ou ao telefone. O mais provável é que você já esteja projetando resultados bons para o desfecho da conversa. Rabiscos desse tipo remetem a um bom momento espiritual.
- Cruzes
É posspivel que você esteja atribulado por um sentimento de clpa ante uma pessoa próxima. Ou que esteja sentindo o peso de uma situação.
- Casas e caixas
Formas simétricas mostram sua paixão pela ordem. Sua tendência é de planejar e calcular — caracsterísticas geralmente associadas, por exemplo, a engenheiros. Um desenho desse tipo diz algo como: «Não é fácil tirar meu foco. Sei o que quero e não vou mudar de opinião.»
- Quadros de xadrez
Ao que tudo indica, faz pouco tempo, você encarou uma situação desagradável ou mentalmente incômoda. Se desenhos como esse são constantes, o mais provável é que você sofra com complexos ocultos ou com situações de incapacidade de resolver problemas. Pode ser, ainda, que você se encontre em busca de si mesmo, de seu caminho.
- Colméias de abelhas
Você se esforça para manter a calma, a harmonia e quer ordenar a própria vida. Talvez esteja em busca de formar uma família.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O MISTÉRIO DE EXU E A FESTA DOS PAGÃOS NO CARNAVAL

O MISTÉRIO DE EXU E A FESTA DOS PAGÃOS NO CARNAVAL
O Carnaval é uma festa pagã, cuja a origem exata é obscura. Existem registros dessas festividades em civilizações antigas romanas egípcias, gregas, entre outras.. Nossos Guardiões, estão em vigília intensa nesse período, pois o mesmo é carregada de vibrações densas. No Carnaval, as vítimas costumam ser outras.
A sintonia se dá mais facilmente com encarnados que mantêm, ainda que não conscientes ou expressos, sentimentos de luxúria , ira, vícios, desejos de vingança e falta de valores morais e espirituais, que consequentemente os afastam de Deus e os tornam presas fáceis das artimanhas das trevas. Essas manifestações ocorrem desde os pequenos desentendimentos até aos mais graves atos de violência e crueldade, culminando em assassinatos. Esses acontecimentos estão presentes durante todo o ano,mais ganham "força" nesse período. O resultado está nas estatísticas: assaltos, drogas, álcool, orgias, acidentes, agressões, assassinatos, etc.
Devido ao livre arbítrio, que é uma determinação divina, os seres podem escolher seu caminho e suas ações, mas não ficam livres da cobrança cármica. E esta é muito efetiva nessa época, os Exus como agentes executores da lei, cumprem determinações rígidas de suas hierarquias no sentido de promoverem esses ajustes, ninguém escapa da lei. São protegidos e poupados os que merecem. São expostos e cobrados, os que devem, os "encontros cármicos de ajustes" são inevitáveis, mas o desfecho depende de cada um dos envolvidos. As oportunidades de evolução nos são fornecidas o tempo todo.
Nenhum Exu Guardião pode escolher por nós ou modificar por si só nossos débitos e créditos. O que eles podem e fazem como ninguém, é impedir o ataque em massa de entidades trevosas e sua tentativa de reino e domínio nesse, que ainda é um planeta de provas e expiações.
O trabalho dos Guardiões no Carnaval, já que esse período vem sendo usado ao longo dos séculos para ajustes cármicos. Muitas são as pessoas de boa índole e alegres que brincam o seu Carnaval de modo tranquilo e que são protegidas, pois não sintonizam com as vibrações trevosas e nem têm "contas a ajustar".
No carnaval as entidades da esquerda, eles protegem a todos os filhos de fé que se previnem respeitam e se cuidam.
Exus e pombas giras do cemitério (calunga,cruzeiro, almas, etc.) ficam em postos de socorro, devido a quantidade de almas que desencarnam nessa época
Exus das encruzilhadas, das estradas: alguns ficam no terreiro, impedindo a entrada de obssessores, demandas e quiumbas. pombas giras das encruzilhadas e estradas, cabaré e
Pombas giras mirins: a maioria fica nas estradas, algumas acompanham suas médiuns.
Exus mirins: gostam de estar com as pessoas, no meio da bagunça, se estiverem sem doutrina aprontam bastante com os foliões desavisados e desprotegidos.


EXUS E POMBA GIRAS

EXUS E POMBA GIRAS

O EXU

Primeiramente há que se dizer que a forma original de Exu é humana, nada tem de partes de animais, porque os espíritos que compõe a falange de Exu são espíritos como nós. Então Exu tem dois braços, duas pernas, uma cabeça, dois olhos, enfim… São assim como nós. Foram homens e mulheres normais das mais variadas profissões. Não tem nada a ver com as imagens vendidas nas casas de artigos religiosos, com chifrinhos e rabos… Exu não é o Diabo. Exu é entidade de luz (em evolução) com profundo conhecimento das leis magísticas e de todos os caminhos e trilhas do Astral Inferior. Na umbanda, os Exus trabalham em busca da evolução e da prática do bem, portanto ao contrário dos mitos envolto ao “Diabo” ou “Demônio”, os Compadres (Exus) trabalham para resolver os assuntos imediatos, mas nunca prejudicando alguém. Por mais humano que Exu se manifeste e se expresse, devemos sempre ter educação e respeito para nos dirigirmos mentalmente ou pessoalmente a qualquer um deles, pois são senhores Guias Espirituais que trabalham para Deus e os Divinos Orixás com caridade, responsabilidade e muitas vezes a nossa frente para nos defender e proteger de demandas e embates astrais negativos. O exu não é a figura grotesca, horrendas como mostram algumas estatuetas mal interpretadas. Na Umbanda, como ser humano, é idêntico a todos nós; mas sendo espírito desencarnado pode ser visto por sensitivos ou médiuns videntes ou aparece; materializado, tomando a forma que lhe convier: feia ou simpática, inclusive a de um homem viril, musculoso e bonito. Sua imagem com chifres e rabos é herança de sua identificação com o Satanás. E simplesmente um condicionamento proveniente de outras religiões. Não existe isso de que Exu tanto faz o mal como o bem e que depende de quem pede. Isso simplesmente não tem lógica. Como o Orixá iria “colocar” Exu como Guardião se ele não fosse confiável? Se ele se “vendesse” por um despacho, por cachaça, bichos, velas e outros absurdos que vemos nas encruzilhadas?
Se até uma criança sabe o que é “certo” e o que é “errado” Exu não vai saber? Exu não é idiota.   
Talvez por sua semelhança conosco, os encarnados, estas entidades transmitam uma imagem de companheiros, de amigos dos mais chegados. Os Exus nas Giras de Umbanda apreciam uma boa bebida, um bom fumo, e uma conversa regada a boas gargalhadas. Os Exus conversam com seus consulentes com igualdade, são atualizados, pois nos acompanham lado-a-lado. Por esse motivo têm a facilidade de resolver os assuntos “urgentes”, coisas que necessitam de solução imediata. O papel dos Exus é mais atuante do que se pensa. Além de serem mensageiros dos Caboclos e/ou Pretos-Velhos (depende de quem for o guia chefe do médium), ainda possuem uma destacada atuação junto a nós, pois são executores kármicos. O que exatamente isto quer dizer? Quer dizer que se nós andarmos na linha justa, se nos habituarmos a cultivar pensamentos, sentimentos e atitudes equilibradas nosso karma será certamente reduzido ao longo da vida, e nosso amigo Exu nos ajudará em tudo. Mas, se caso assim não procedermos certamente esse mesmo amigo Exu entrará em ação, efetuando a cobrança kármica para conosco mesmos, sempre em nome da Lei Cósmica Divina. Temos que ter em mente que estes amigos nada fazem por si só. Executam ordens de seus “chefes”, ou seja, nossos mentores espirituais. No trabalho do médium de Umbanda um desses Exus é o de frente. Exu é aquele que dá consulta e se coloca a serviço do Guia Chefe do médium. Exu tem mais luz que podemos supor, mas por amor ao Divino Criador e aos Amados Orixás serve à Luz nos campos trevosos, em combate a todos que blasfemam ou que atuam contra as Leis Divinas; Exu oculta sua luz pra poder entrar nos campos negativos em socorro ou combate; Exu verbaliza de forma humana para bem ser entendido por nós; Exu conhece e respeita as Leis Divinas, as Linhas de Trabalho e todos os médiuns que assim merecem ser tratados. Quando em função do trabalho que irá executar ou da “batalha” que irá travar Exu estuda o ambiente que irá entrar, em seguida vibrando numa faixa bem acima do meio que irá adentrar, estuda os seus “adversários”, suas intenções, seus planos, seus graus de compreensão, seus medos, etc. Estabelece uma estratégia e assume a configuração que irá atingir o ponto fraco da maioria do grupo que irá combater. Lembrando que Exu não trabalha sozinho, isso é feito em agrupamentos sob a supervisão direta de um enviado de Orixá. Com isto vemos outra capacidade de Exu, vibrar em faixas diferentes de energia.
Os  guardiões são os espíritos responsáveis pela disciplina e pela ordem no ambiente. Os Exus são trabalhadores que se fazem respeitar pelo caráter forte e pelas vibrações que emitem naturalmente. Eles se encontram em tarefa de auxílio. Conhecem profundamente certas regiões do submundo astral e são temidos pela sua rigidez e disciplina. Formam, por assim dizer, a nossa força de defesa, pois lidamos, em um número imenso de vezes, com entidades perversas, espíritos de baixa vibração e verdadeiros marginais do mundo astral, que só reconhecem a força das vibrações elementares, de um magnetismo vigoroso, e personalidade forte que se impõem. Essa é  a atividade dos guardiões. Sem eles, talvez, as cidades estivessem à mercê de tropas de espíritos vândalos ou nossas atividades estivessem seriamente comprometidas. São respeitados e trabalham à sua maneira para auxiliar quanto possam. São temidos no submundo astral, porque se especializaram na manutenção da disciplina por várias e várias encarnações. A reunião de Exú ou Gira de Exu tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes. Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato e orientar mais facilmente as almas que ainda não encontraram um caminho. Estas almas vivem entre os encarnados, prejudicando-os, obsidiando-os e até mesmo trazendo-lhes um desequilíbrio tão grande que são considerados loucos. Para este trabalho eles necessitam muito de nosso equilíbrio e de nossa energia. Nosso equilíbrio é utilizado por eles no momento em que as entidades sofredoras se manifestarem com ódio, rancor, raiva, para que tenhamos bons pensamentos e sentirmos verdadeiro amor e harmonia para que desta maneira tocamos seus sentimentos mais puros e não as deixemos tomar conta da situação e, quem sabe, até as persuadir a mudarem de caminho libertando-se assim do encarnado ao qual está ligada; nossa energia é utilizada em casos em que estas almas estão sofrendo com o desencarne, tristes, com dores, humilhadas, desorientadas, assim eles transformam as nossas energias em fluidos balsâmicos que as ajudam, em muito, na sua recuperação. Muitas destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos Terreiros de Umbanda pois os Exús da Tronqueira ficam encarregados de fazerem uma triagem liberando a passagem apenas das almas que eles percebem já estarem prontas para o socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada. Este trabalho de separação é feito por eles com muito empenho e seriedade e será melhor sucedido se o encarnado der continuidade ao mesmo, pelo menos melhorando os seus pensamentos e se livrando da negatividade e do medo. Os Exús são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço. Por este motivo, gostaríamos que todos, não só os médiuns, tivessem por eles o maior respeito e consideração, pois são eles os nossos guardiões e, também, da sessão de Gira, reponsabilizando-se pela limpeza dos fluidos ou energias mais pesadas. Cada pessoa que entra em uma casa de Umbanda traz consigo seu saco de lixo cheio (são seus pensamentos, suas raivas, suas desilusões…) e são os Exús os trabalhadores encarregados de juntarem todos estes sacos para descarregar, dando a cada um de nós a oportunidade de diminuirmos o nosso lixo e facilitando nossas próximas limpezas. Cada vitória nossa é para estas Almas trabalhadoras um passo no caminho do desenvolvimento.  
Nas sessões ritualísticas umbandistas, dificilmente um dirigente de terreiro tem força suficiente para desmanchar um trabalho de Magia Negra, usando apenas o seu guia (ou orixá, como queiram). Mesmo porque cada qual tem seu campo de ação “limitado”. O preto-velho, o caboclo, por exemplo, não descem às camadas vibratórias mais densas com a finalidade de demandar com o exu, assim como o engenheiro não vai preparar argamassa ou carregar tijolos para a construção do edificio. Este o motivo pelo qual, consultamos o preto-velho ou o caboclo, percebendo tratar-se de caso pesado de magia negra, alegam ser coisa para o “compadre” resolver. Que chamem o exu da casa. Logo, cada um tem atribuições próprias dentro da área vibratória que lhe corresponde. Em alguns casos, pode o caboclo, o preto velho desmanchar trabalhos de Quimbanda, embora não seja o normal.   Aos Exus de trabalho podemos pedir ajuda na solução de problemas e ajuda a outras pessoas, sempre conscientes do nosso e do merecimento alheio, sempre sob as Leis de Deus. Ao Exu Guardião devemos pedir somente auxílio nas questões pessoais, no sentido de amparo, sustentação, proteção e condução na linha reta evolutiva. A todos devemos sempre ter respeito, tratando-os com reverência, pela alcunha de senhores.
É necessário entender que na Umbanda não há matança de animal e nem trabalho de amarração. Não fazemos trabalhos para trazer a pessoa em “X” dias de volta. Fuja correndo de quem cobra por consultas ou trabalhos. Na Umbanda não existe nenhum tipo de cobrança. Lembre-se sempre: a Umbanda é Amor e Caridade!

A POMBA-GIRA
A Pomba-Gira é uma entidade espiritual de psiquismo feminino, pertencente, tanto às linhas da Umbanda como da Quimbanda. Era invocada na Idade Média com o nome de Klepoth, como também é conhecida no Ocultismo.  As Pomba-Giras adoram dançar, na maioria das vezes usam roupas coloridas, extravagantes, geralmente em tons de vermelho e preto, apreciam um bom cigarro, Champagne (em uma bela taça, lógico), a maioria delas se utilizam de rosas vermelhas em suas magias, são vaidosas, sensuais, e extremamente ligadas ao amor. Ajudam nas situações mal resolvidas do coração, que é fator predominante para se viver bem. Sua cor é o vermelho vivo, tanto nas velas como nas roupas e guias (colares). Adora rosas vermelhas, cor de sangue, roupas elegantes, jóias e perfumes caríssimos. A Pomba-Gira comanda 7 falanges compostas de 7 legiões de Pomba-Gira, cada uma das quais toma diversas identificações: Maria Padilha, Maria Molambo, Sete Saias, Pomba-Gira Menina, da Praia, das Almas, das Matas, etc.  As moças, também chamadas assim de forma carinhosa por todos nós filhos de Umbanda, geralmente se manifestam na Gira dos Exus, pois são elas as companheiras dos Compadres. Cada uma do seu jeito, mas sempre com a beleza e a sensualidade estampadas em seus trejeitos. Assim são as moças, alegres, belas, e profundas conhecedoras do coração. Exu e Pomba Gira quando incorporados em seus médiuns, podem se apresentar de duas maneiras básicas: alegres ou sérios. Mas mesmo na alegria não há desrespeito ou comportamentos inadequados a um templo religioso.  Exu e Pomba Gira são espíritos em busca de evolução e compromissados com a espiritualidade superior. Agora, o que tem de obsessor e kiumba que se faz passar por Exu e Pomba Gira não está no gibi! E a culpa é de quem? Dos médiuns invigilantes e trapaceiros! Que usam a sua mediunidade a serviço do astral inferior! São esses absurdos que fizeram com que a Umbanda e os Exus e Pomba Giras fossem tão detestados por outras religiões! Cada filho de Umbanda tem seu Exu individual e sua Pomba Gira. Cada um dos Orixás, com seus correspondentes padrões vibratórios, possui seus Exus.  Vale ressaltar que a Gira de Exus e Pomba-giras são das mais concorridas pela assistência de Umbanda.
Agora já podemos começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Então, vamos ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”. Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que, diga-se de passagem, é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza das ruas de nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos… Isto é uma coisa absurda e vulgar… O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.
Esses lixos são:
- Nossos pensamentos e atos negativos. 
- A sociedade desigual, perversa e preconceituosa. 
- Nossas emoções negativas e egoístas se sobrepondo a nossa capacidade de amar.
Por isso devemos respeitar ao máximo o trabalho dos Exús, levando-os a sério e não os desrespeitando e nem os menosprezando. 

Exu e Pomba Gira é Mojubá,

Laroyê Exu e Pomba Gira... Me guardem sempre! Muita Paz e Luz a todos!!!


Fonte:  Os Exus – J. Edson Orphanake; Os Orixás Umbanda – José Luiz Lipiani; Tambores de Angola – Robson Pinheiro; Os Exus - Sociedade Espiritualista Mata Virgem.

CONHECENDO O EXU TRANCA RUAS

Conhecendo o Exu Tranca Ruas
Muito se ouve falar de Senhor Exu Tranca Ruas, ouvimos falar bem pelas pessoas que realmente entendem e conhecem a Religião Umbandista, e ouvimos falar mal por pessoas ignorantes que desconhecem a essência e o trabalho dessa nobre Entidade de Luz.
O Senhor Exu Tranca Ruas é o chefe da esquerda subordinado a Ogum. Tranca Ruas é a Entidade de Luz que abre ou fecha os caminhos dependendo da necessidade. Existem muitas histórias sobre Tranca Ruas porque não existe apenas uma entidade com este nome, na verdade é uma falange que trabalha nas trevas em nome da luz e cada uma tem sua história em particular. O Senhor Tranca Ruas não é o demônio, e as pessoas ignorantes são criminosas quando condenam e acusam esta entidade de demônio, falta de conhecimento e fanatismo que no final leva ao ridículo. Tranca Ruas é um dos principais guardiões da Umbanda. Ele merece e tem que ser respeitado como tal, ele é o caminho dentro da Religião, assim como todos os Exus e Pombos Giras, para que seja retirado todo o mal e maledicências de quem é merecedor.
Nome Esotérico: Tranca Ruas.
Nome Cabalístico: Tarchitmache
Características: É assistente direto de Beelzebuth (Mór), no Reino do Poder. Da mesma forma que Seu Sete Encruzilhadas (Aschtaroth), Seu Tranca Ruas tem o domínio das estradas e caminhos, onde executa as ordens dos maiores. Sendo uma Entidade que dirige um grande número de trabalhadores, tem a sua posição na escala hierárquica do seu povo, em quase idêntica igualdade de condições do seu "mano" Marabô. Possui o seu ponto esotérico, bem como, os seus pontos riscados e cantados, diferindo os mesmos de acordo com as irradiações nas quais são realizados os seus infindáveis trabalhos de alta magia a Seu Tranca Ruas são entregues todos os pedidos feitos nas encruzilhadas. Seu Tranca Ruas foi o primeiro enviado, pelo seu maioral, para fazer contato para a formação de segurança e abertura de trabalhos de magia, condição esta do máximo respeito que deve-se a esta Entidade, e também a razão do tridente, que o identifica, aparecer em todos os pontos riscados de esquerda e nas tronqueiras deverá ser assentado o seu ponto como segurança geral.

História de Tranca Ruas:
Senhor do mundo espiritual onde está sua origem e sua morada.
Senhor dos caminhos, mensageiro dos Orixás e vencedor de demandas.
Na Umbanda, Exu Tranca Ruas não é considerado como um "Deus", mas como uma Entidade em evolução que busca, através da caridade, a evolução de si mesmo. Não é uma peculiaridade só dos Exus, mas de todos os espíritos no infinito cosmo espiritual. Não existe espírito evoluído,como se fosse um produto acabado. Todos os espíritos, independente da forma, estão em eterna evolução, partindo do pressuposto que só existe um ser plenamente perfeito, um modelo de absoluta perfeição, o próprio Absoluto, Deus.
Em síntese, O grande agente Mágico do Equilíbrio Universal. É o Guardião dos Caminhos, companheiro dos Pretos Velhos, Caboclos, aparador entre os homens e os Orixás, lutador incansável, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado. Senhor da escuridão e do plano negativo atuam dentro de seus mistérios, regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.
Senhor Tranca Ruas tem o poder de fechar e abrir os caminhos para o ser humano e também de ter as almas perdidas sem luz como escravos para prestar-lhe reverencias e fazer o que ele ordenar. Este é um dos motivos pelo qual ele foi enviado aqui no plano físico, para pegar as almas perdidas e formar uma hierarquia para que essas almas perdidas fossem transformadas em seu exército, e desta forma encontrem o caminho novamente para a luz através dele mesmo, podendo assim vigiar e manter esses espíritos sem luz afastados dos seres humanos que ora estão encarnados.
Seu vestuário é cartola sofisticada de época, sua capa varia nas cores azul turquesa, roxo e negro tendo contrastes em vermelho decorada de safira de preferência amarelo dourada que simboliza sua riqueza e a presença de seu reino. É extremamente educado e fino, poderoso e radical . Transita além dos limites da bondade e da maldade. Sendo um mensageiro de orixá, ele profundamente identifica com os seres humanos. Guardião das casas, das vilas, das pessoas. Exu não tem nada haver com demônios, pois ele é a própria alegria da vida.
O Mestre Tranca ruas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.
Para os mal informados que julgam e condenam essa maravilhosa entidade, sem reconhecer a verdadeira essência e trabalho feito, abaixo um pequeno texto mostrando só para entendimento de quem desejar realmente perceber a magnitude do tão estimado Senhor Tranca Ruas.
"O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar:  um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturpado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições: Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos."
Assim é TRANCA RUAS, por Origem, Natureza e Formação, um Exu de força consistente, que vem na terra fazer a caridade, ajudar os aflitos e obsediados, derrubar magias negras, proteger seus filhos queridos, ensinar o caminho da evolução.
Senhor Tranca Ruas , senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-nos de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei de meus pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.
Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos.
Senhor Tranca Ruas agradecemos por tudo que fizeste nos aprender nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para todos os inimigos. Abençoe e guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.
Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte!
Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê!
Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!
Retirado do livro O GUARDIÂO DOS CAMINHOS: TRANCA RUAS

Conversando Com Sr. Tranca Ruas
Sei que muitos não entendem quem somos. Sei também, que por não saberem, especulam e inventam histórias mirabolantes e porque não dizer, fantásticas até. Quando não, nos vestem através de seus desejos mais impuros e nos culpam por suas atitudes não condizentes com a Lei Divina.
 Mas sou Exu seu moço!
Sou aquele que entra e sai de todo e qualquer tipo de antro sem sofrer alguma deficiência, tanto energética, quanto espiritual. E se realizo isto com maestria é porque tenho e sou um Ser de Luz.
            Dizem alguns, que não somos bons, nem maus.
Será???
Lhe digo então seu moço, que só sendo muito benevolente, complacente e condescendente, para atuar, e somos nós que atuamos, na vida dos moços e moças em desequilíbrio.
Somos nós, que apesar de conhecermos os erros, as falhas, os desejos obsessivos e o fanatismo inconsequente dos seres encarnados e desencarnados, que ainda assim, atuamos em todos os sentidos da vida ensinando enfaticamente a ação da Lei da Afinidade, Lei da Ação e Reação e da Lei da Atração.
Somos nós, meros Exus, que trabalhamos ativamente na eliminação dos desequilíbrios e vícios do seres, por isso agimos na vida de vocês ativando o que é de merecimento e o que é necessário para sua melhora, ainda que essa ação seja incompreendida e dolorida. E acredite muitos de vocês ainda precisam sentir dor para melhorar, precisam de desafios para superar, precisam vivenciar a escuridão para enxergar a Luz, precisam perder para dar valor ao que têm e sentir desespero para aprender a ter Fé.
Sim, somos os Executores da Lei, porque essa é a nossa missão.
Sim, somos nós que ativamos os merecimentos de cada um.
Propiciamos vitórias e derrotas, pois quase sempre vocês não sabem lidar com a vaidade, o ego, o egoísmo e a soberba que aflora de forma acentuada quando conquistam algo ou alguém.
Exu abre caminhos, mas também fecha, tranca e acorrenta quando vocês se encontram em desequilíbrio e viciados em uma maldade e possessão sem fim. Isso é a Lei!
Somos nós que atuamos no seu negativo para equilibrar a ação.
Exu age conforme a sua necessidade ou merecimento, sempre respeitando a Lei de Ação e Reação. Exu não faz o que você quer, faz o que a Lei Divina ordena e determina que você mereça.
Exu não faz, não participa e não orienta nenhum tipo de magia para o Mal. Porque Exu conhece a Lei Divina e a cumpre com perfeição a cada momento. O Mal é a ação do homem que deseja mais do que pode, deve e merece.
Isso é Amor, seu moço! Pois, Exu lida com o que há de mais negativo e asqueroso dentro de cada um de vocês. E ainda assim, descemos até as mais baixas profundezas para lhes salvar.
Somos nós que ouvimos seus pensamentos mais vaidosos e egoístas, mas ainda assim, trabalhamos duro para que seus vícios sejam eliminados.
Só Exu ama e luta pela evolução de cada ser mesmo conhecendo detalhadamente e lidando com o pior lado de cada um de vocês.
Boa Noite moço, boa noite moça, boa noite a todos! E que cada um tenha aquilo que merece ter.
Exu Tranca Ruas.
Salve seu Tranca Ruas laroiê exu. Bara na rua bara Exu bara na rua saravá seu Tranca Ruas !!!

Oração Exu Tranca Ruas
Salve [Exu Tranca Ruas] compadre Exu Tranca Ruas!
Peço que com seu  poder e sua força abra meus caminhos e me fortaleça perante meus inimigos!
Que tranque e afaste todas as trevas que me rodeiam.
Tranque todo o ódio e os sentimentos impuros que minha alma emana.
Peço que toda  falsidade que exala de meus poros seja trancada.
Que a miséria,o rancor e a soberba que habitam em meu coração sejam trancados.
Que tranque minha língua e toda maldade que eu possa fazer ao pronunciar  palavras de inveja.
Que toda maldade e egoísmo que possuo em minha mente, sejam trancados.
Que as palavras impuras que saiam de minha boca contra o próximo, sejam trancadas.
Que eu não consiga,com meus olhos  magoar,amaldiçoar ou destratar qualquer irmão.
Compadre abra e destranque todas as portas do meu caminho.
Destranque todas as passagens da minha jornada.
Destranque toda prosperidade material e espiritual.
Destranque o meu coração das amarguras.
Destranque o meu sustento de cada dia.
Destranque meu corpo material da agonia, do desespero e da aflição que me perturbam ao cair da noite.
Destranque  meus negócios e meus empregos,para que eu possa estar bem no meio material e espiritual.
Destranque toda minha família e todo mal que nos rodeia.
Abra meus olhos para que eu possa ver as maravilhas do mundo espiritual.
Destranque a minha liberdade!
Salve compadre Exu Tranca Ruas!!!