quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

DIA 08 DE DEZEMBRO-DIA DA MÃE OXUM

DIA 08 DE DEZEMBRO – DIA DA MÃE OXUM

OXUM

Oxum é a décima Orixá do Orumalé. Dona da Fortuna, da Beleza e dos Rios de Água Doce, Oxum carrega consigo o espelho. Oxum é a Deusa das paixões, fertilidade, do ouro. É uma das Orixás mais conhecidas no Brasil e a mais recorrida. Dona de uma beleza ímpar, Oxum seduz qualquer um e usa de seus artifícios para conseguir o que quer. 
Oxum é a Dona dos Rios de Água Doce, nada mais necessário ao ser humano do que a água potável e em decorrência ela é dona da Fertilidade. Conta a lenda de que Oxum queria integrar a Cúpula masculina onde era decidido o futuro da humanidade pelos Orixás homens. Oxum revolta-se por não fazer parte e seca tudo, tudo que tinha vida no Planeta extingue-se. As mulheres não dão mais a luz, as fêmeas também não, as plantas se tornam escassas e os alimentos se terminam. A Cúpula percebe a revolta e o poder de Oxum em retaliação por não integrar o grupo e eles a convidam para fazer parte. Oxum muito satisfeita, devolve a fertilidade ao planeta.

CLASSIFICAÇÕES DA ORIXÁ OXUM

Epandá Ibedji
A Oxum Epandá Ibedji é a mais nova da classificação. Ela está sempre junto de Xangô de Ibedji, filhos de Oxum com Xangô. Os serviços feitos para os Ibedjis geralmente são voltados a problemas que necessitam que certa urgência principalmente com assuntos de Justiça, porque como eles são crianças correm na frente dos outros Orixás para solucionarem rapidamente como o Amalá com os doces dos Ibedjis. Mulheres que desejam engravidar podem ofertar os Ibedjis ou podem comparecer em Mesa de Ibedjis que é o início do Batuque de Nação. Representam no Ifá o novo, a renovação em geral.

Epandá
Oxum é um Orixá de Mel. Sua doçura e amabilidade são perceptíveis mas mesmo assim ela é um Orixá de muita força já que ela sempre quis estar sempre a frente de tudo. Junto com Yemanjá e Oxalá, os três são os Orixás de Coroa (Cabeças Grande). Oxum rege a subsistência de todos os seres, plantas, animais em virtude das Águas Doces, Yemanjá rege o Pensamento e Oxalá rege a Existência, assim como o desencarne também.  

Ademum
Ora Iê iêô Mãe Oxum Ademum! Ademum é um Orixá muito forte. Apesar do Mel, ela é um Orixá doce e por ser uma Oxum ela é um Orixá de Guerra (carrega além do espelho, uma espada), não se deve prometer nada nem desejar algo que não seja correto e sincero pois ela não atende. Aliás com Orixá nenhum se deve fazer isto. Algo muito importante que se deve esclarecer é que o destino não pode ser manipulado nem o carma. Aquilo que está escrito para vivermos a partir do momento que o ser humano respira pela primeira vez não pode ser alterado. 
Os serviços feitos para Oxum geralmente são voltados para o amor e o dinheiro.

Olobá
Oxum Olobá é um Orixá de Lomba. O Assentamento dela pode ser feito dentro do Quarto de Santo ou num Jardim dentro da casa com uma fonte. Podem ser feitos cortes na Lomba para ela. Aqui, não nos ateremos a mitos e lendas porque existem muitas lendas a cerca dos Orixás, principalmente da Orixá Oxum já que ela por si só mexe com o íntimo por causa dos amores e paixões. 

Docô
Oxum Docô é a mais velha da classificação. Impera no instinto maternal que toda mulher tem consigo. É um Orixá doce, mas nem por isso menos intempestiva. As características de Oxum são infindáveis e complexas.
Oxum Docô guarda tudo que a Ademum conquista

A forma de saudarmos Oxum é ORA IÊ IÊÔ. O dia da semana de Oxum é sábado. As cores correspondentes são: Oxum Epandá Ibedji usa todas as cores menos o preto, Epandá usa amarelo claro, Ademum dourado, Olobá amarelo ovo puxando para o dourado e Docô bronze dourado.
Suas ervas características são: guiné, oro, alevante, dinheiro em penca, fortuna, mimo de vênus, poejo, alecrim, jasmim, lírio, amor-perfeito, sândalo, abóbora (folha), abricó (folha), arroz (folha), avenca, couve, funcho, moranga (folha), mogango (folha), melão (folha), rosa amarela, sálvia, tamareira (folha), tamarindeiro (folha), tomateiro (folha), hortelã, trevo, verbena, vetiver, violeta, junco, manjericão, simaruba.
Os Adjuntós de Oxum são:
- Oxum Epandá Ibedji com Xangô Agandjú Ibedji
- Oxum Epandá com Bará Agelú, Ogum Adiolá, Xangô Agandjú, Oxalá Obocum, Oxalá Olocum
- Oxum Ademum com Ossanha
- Oxum Olobá com Xangô Agodô, Xapanã Belujá
- Oxum Docô com Oxalá Jobocum e às vezes com Oxalá Orumilaia
Oxum rege os seguintes órgãos: coração, útero, estômago, sangue, ovários, antebraço, mãos, ossos do antebraço, ossos da mão, ossos da cintura pélvica.
A oferenda (frente) de Oxum leva canjica amarela cozida, 4 ou 8 ou 16 (e seus múltiplos) quindins, mel e 8 borrifadas de perfume. Olobá couve refogada com mel e um pouco de dendê O número 8 é o número do Povo de Praia (Oxum, Yemanjá e Oxalá). No Ilê nós também fazemos o Ecó que é o calço da casa e protege contra os Eguns, trazendo também proteção e movimento. O Ecó é feito semanalmente com farinha de milho, 8 moedas, mel, uma gema de ovo dentro de um copo com água e 8 borrifadas de perfume.
O Assentamento de Oxum leva muitos itens. Dona da Beleza, sempre que os Iniciados vão fazer assentamento para ela utilizam espelhos, perfume, brincos, pulseiras, pente, leque, jóias, colares, um anel de pedra vermelha (rubi) para Oxum Epandá Ibedji e Epandá, Ademum e Olobá a pedra é o topázio e Docô a pedra é o brilhante. Também usa-se uma espada que Oxum Ademum carrega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário