segunda-feira, 13 de novembro de 2017

POMBA GIRA DA PRAIA

POMBOGIRA DA PRAIA

Pombogira da Praia ou Pombagira Morena da Praia (fazendo alusão à seus cabelos escuros) é uma entidade muito bem vista nos terreiros de Umbanda. Para esta entidade, que está fortemente ligada ao amor, só a união - aspecto que não temos mais em nossa sociedade - pode consertar o mundo.

História
Um dia, durante um passeio pela praia, se apaixonou com um jovem marinheiro. O jovem procurou os pais da moça, pois queria casar-se com ela. Marcado o dia do casamento para algumas semanas, o jovem foi chamado para uma missão em alto mar. Ao se despedir de sua amada, a olhou nos olhos e disse que a amava, e ela prometeu espera-lo todos os dias no cais até que voltasse.
Todos os dias após a viagem, a jovem o esperava como havia prometido. Passado muitos meses, um navio desembarcou na praia e a jovem moça correu até o encontro dos marinheiros que ali estavam para perguntar a um dos jovens que descia do navio sobre o paradeiro de seu amado; foi então que soube que o navio que ele embarcou havia naufragado e que não houveram sobreviventes.
A linda moça com seu coração apaixonado e partido, não acreditou na história e jurou que esperaria seu amado pelo resto de seus dias. Assim, a moça, ficou conhecida como Morena da Praia, pois sentava-se no cais todos os dias esperando a volta de seu amado.

Características da Entidade
Pombagira da Praia é uma moça de longos cabelos pretos, pele clara e estatura normal, guardiã do amor sincero. 
Extremamente discreta e tímida, esconde-se através de seus capuzes e mantos.
Trabalha na praia de água salgada e doce, incluindo rios, embora seu ponto de força seja na água salgada(mar). Recebe oferendas na primeira encruzilhada antes de chegar na praia e, em raros casos, solicita receber o agrado na beira da praia.
Enquanto não trabalha materialmente, sua alma vaga pelo mundo capturando espíritos de má índole - quiúmbas e eguns - e os prende no cruzeiro do mar(dentro do mar), impossibilitando que eles retornem, pois acredita que não possuem cura. 
Na praia é mulher e na água é sereia.
Cor: azul marinho escuro.
Roupa: veste um longo vestido azul marinho escuro com prata ou com preto ou com branco.
Bebida: Vinho suave (o mais doce possível).
Flor: jasmim.
Falange: não possui falange.
Vela: azul marinho escura ou branca.
Linhagem: trabalha na linhagem de Yemanjá.
Complemento: Exú Maré. Também simpatiza com Marabô.

Características dos seus protegidos
Transmite aos seus protegidos todo o encanto do mar, entregando à eles, na maioria dos casos, grande poder de atração de amor(seus protegidos normalmente estão acompanhados ou, no caso de não estarem, não possuem grandes dificuldades em arrumar um pretendente), olhos claros e sorriso encantador.
Extremamente discretos, odeiam sobressair-se através de escândalos ou anarquias, embora adorem atrair atenção de maneira natural. 
Seus protegidos possuem grande poder de sedução e normalmente possuem poucos inimigos, sendo queridos por todos ao seu redor. Embora sejam enigmáticos, suaves e frágeis, possuem grande imponência, isto é, tem noção de sua importância e consideram seus feitos uma grandiosidade. 
Trazem muita firmeza na voz, o que faz com que todos ouçam quando decida falar e consigam enganar com grande maestria, mesmo que ela não suporte a mentira e não o faça com grande frequência. Quando é a protetora de uma casa, o ambiente costuma ser úmido, gelado e suscetivo ao mofo.

Sua ajuda em terra
Quando viveu, teve grandes problemas em relação ao amor, por isso vêm à Terra para ajudar nesse quesito. Os detentores de sua proteção são pessoas que estão destinadas à sofrer por amor, e precisam desenvolvê-la para amenizar esses problemas. 
Também ajuda na questão de saúde, pois ficava dia e noite ao céu aberto na praia; 
Na família, tendo em vista que nunca possuiu uma; 
E na gestação, já que nunca teve filhos. É comum dizer que as moças que são acompanhadas por esta Pombagira são inférteis, e, por isso, é melhor fazer uma oferenda para ela antes de tentar engravidar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário